quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Método Kodály

Olá....
Estou de volta trazendo algumas leituras muito instrutivas para quem deseja conhecer mais a fundo a musicalização infantil.
Quero compartilhar um artigo sobre Zoltán Kodály:

Um dos europeus que contribuiu para repensar as práticas de educação musical no início do século XX, mesmo que com caráter tradicional em certos aspectos, foi o húngaro Zoltán Kodály. Juntamente com Bela Bartok, interessou-se pela aprendizagem musical, através de um repertório que contemplou o folclore húngaro. A investigação etnomusical foi a chave que desencadeou o processo de elaboração de seu conceito de educação musical. Kodály foi um dos poucos artistas do século XX que obteve reconhecimento e fama em todos os campos de suas atividades ao longo de sua vida. Ele privilegiou a aprendizagem musical através da montagem de corais para promover a educação de crianças e jovens. Aqui no Brasil, seu método inspirou a implantação do canto orfeônico, idealizada por Heitor Villa-Lobos. Ou seja, o ideal que pretendeu colocar em prática consistia na convicção de que era o canto coral a ferramenta mais imediata para a aprendizagem musical, conforme Jaramillo (2004).
O método de Kodály se centra em uma sequência lógica e gradual de aprendizagem de intervalos a partir de um repertório baseado, em princípio,nas escalas pentatônicas que expressavam em grande medida as estruturas musicais de repertório folclórico húngaro. Seu interesse também se centrava na aprendizagem da leitura e escrita musical. Ele tinha em mente desenvolver a musicalidade individual de todo o povo e manter a cultura musical “natural”, conforme propõe Fonterrada (2008), por meio de ampla alfabetização musical. No desenvolvimento do currículo, portanto, aparecem os seguintes aspectos: leitura e escrita musical, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical. Para isso, são realizados movimentos e jogos que auxiliam tanto oral, quanto igualmente na apropriação dos elementos musicais. A terça menor é considerada pelo compositor como o primeiro intervalo a ser memorizado e utilizado pelas crianças. O ensino é programado para ir do simples ao complexo em graus diversificados e se utiliza do “manossolfa”, ou seja, um sistema que alia sinais manuais às notas musicais. Kodály também trabalhou com o sistema tonic-solf, criado no final do século XIX, que trabalha a leitura relativa e caracteriza um sistema de dó móvel.
No sistema de ensino e aprendizagem de Kodály, a criança deveria aprender um repertório específico, cantando coletivamente. Entretanto, algumas improvisações rítmicas eram trabalhadas. Trabalhava também com a silabação rítmica, através da qual se designa valores por diferentes sílabas: "ta" para semínimas, "tate" para colcheias, "tafatefe" para semicolcheias, etc. Assim, Kodály insistia no aprendizado do solfejo.

Referências:

FONTERRADA, M. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São
Paulo: Editora da UNESP, 2005.

JARAMILLO. Métodos históricos o activos en educación musical. Revista Electrônica de LEEME. n. 14, novembro de 2004. http://musica.rediris.es


http://praticasemeducacaomusical.blogspot.com.br/2011/05/o-metodo-kodaly.html




Abaixo disponibilizo um link contendo o resumo do método Kodály:
http://www.4shared.com/office/-svpyjrA/resumo_do_mtodo_Kodaly.html


Este apresenta 66 práticas com o método Kodály:

http://www.4shared.com/office/FcMGTDLF/66_prticas_com_o_mtodo_Kodaly.htmly

Espero que seja útil pra vocês com o foi pra mim.

Abraços.
Cássia

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